O que é um sistema de fluido térmico e onde ele é aplicado?

Por: HEAT ALLIANCE - 15 de Agosto de 2025
Encontrar um bom sistema de fluido térmico é essencial para qualquer indústria que tenha como objetivo a eficiência energética e a otimização dos processos. Se você precisa de um controle preciso de temperatura para realizar as operações da melhor forma possível, então continue com a leitura.
Neste conteúdo, a Heat Alliance vai te explicar o conceito de um sistema de fluido térmico, quais as vantagens que o aquecimento por fluido térmico é capaz de oferecer, quais as peças essenciais para montar um bom sistema e de que forma os sistemas podem ser aplicados a cada tipo de indústria. Acompanhe.
O que é um sistema de fluido térmico?
Basicamente, é um sistema de aquecimento fechado que usa um tipo de fluido (normalmente, algum tipo de óleo), para transferir calor da fonte geradora — o aquecedor — para outros locais como reatores, secadores, entre outros equipamentos. Depois, esse mesmo fluido volta para a fonte geradora para ser reaquecido e continuar o ciclo.
O grande diferencial de um sistema de fluido térmico é que ele consegue funcionar em altas temperaturas (em alguns casos, acima de 300ºC) com pressões muito baixas como a pressão atmosférica, por exemplo. Isso aumenta, consideravelmente, a segurança de todo o processo e, principalmente, das pessoas que operam as máquinas.
O fluido utilizado pode ser à base de silicone, de origem mineral ou mesmo sintética. Ele tem duas características importantes que são estabilidade térmica e ponto de ebulição elevado.
É isso que faz com que o sistema de fluido térmico seja mais estável em comparação a outros sistemas e mantém a circulação de calor de maneira contínua e com maior eficiência. Além disso, todo o sistema é projetado para reduzir as perdas de calor e assim, otimizar os processos.
Sistema de fluido térmico é bom?
Para saber se esse sistema é bom para uma indústria ou não, é preciso conhecer as vantagens que ele oferece. Só assim você saberá se vale a pena investir.
Confira os pontos positivos de um sistema de fluido térmico:
Baixa manutenção
Alguns sistemas térmicos utilizam a água com substância para transferência de calor, porém, esse líquido causa corrosão nos tubos com o passar do tempo e isso aumenta a necessidade de manutenção. Com o fluido térmico você não terá esse problema.
Maior precisão na temperatura
O sistema de fluido térmico é ideal para processos que utilizam uma temperatura ideal e precisa para que tudo corra bem. Se variações de temperatura podem comprometer a qualidade de uma etapa de produção e, consequentemente no produto final, então esse sistema é uma ótima opção.
Versatilidade
Esse é um sistema que pode ser utilizado em diversos tipos de indústria e também em processos variados, sendo necessário ter um único aquecedor central na maioria dos casos.
Maior eficiência energética
Um sistema de fluido térmico é projetado para ter a menor perda de calor possível. Além disso, o calor que o fluido retém é sempre reutilizado já que estamos falando de um circuito fechado. Isso aumenta a eficiência térmica, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia.
Mais segurança
Por ser um sistema que suporta altas temperaturas com baixa pressão, ele oferece maior segurança tanto para o processo em si, quanto para todas as pessoas envolvidas. Isso também reduz a burocracia e os custos para manter a fábrica funcionando.
Quais peças são necessárias para montar um sistema de fluido térmico?
Se depois de ver todas as vantagens que esse sistema é capaz de oferecer, se interessou, então precisa saber quais peças são necessárias para montar a estrutura:
- Trocadores de calor: também chamados de consumidores, são equipamentos que mandam o calor para o processo;
- Tubulações e isolamento: é necessária uma rede de tubos, bem isolada, para que o fluido passe com segurança e com mínima perda de calor;
- Bomba de circulação: é a responsável por dar o impulso necessário ao fluido para que ele seja capaz de passar por todo o circuito e assim, garantir o fluxo contínuo de calor;
- Aquecedor de fluido térmico: é a parte principal do sistema, pois é justamente nele que o fluido é aquecido. O tipo de aquecedor vai depender do tipo de fonte de energia utilizada;
- Vasos de expansão: ajuda a compensar as variações da quantidade de fluido ao passar pelo sistema com o objetivo de evitar, ao máximo, as mudanças de temperatura;
- Dreno: permite a drenagem e manutenção do sistema;
- Válvulas e instrumentação: auxiliam no controle do fluxo, da pressão e da temperatura e também aumentam a segurança do sistema.
Onde esse sistema pode ser usado?
Sabemos que, uma das vantagens desse sistema é a versatilidade, ou seja, ele pode ser usado nos mais diversos tipos de indústria. Vejamos quais são essas aplicações:
Indústria alimentícia
Em processos de esterilização, secagem, cozimento e pasteurização são alguns exemplos nos quais o sistema de fluido térmico pode ser utilizado. Além disso, também é muito útil em frituras como batatas ou snacks.
Asfalto e construção
O sistema é usado tanto para manter a temperatura dos produtos, quanto para aquecer tanques de asfalto, de óleos pesados e outros. Isso ajuda a garantir a viscosidade para o momento da aplicação.
Plástico e borracha
Se a indústria usa prensas de vulcanização, moldes de injeção, extrusoras e calandras, esse sistema é fundamental para manter um controle de temperatura mais preciso.
Madeira e papel
O sistema é fundamental para aquecer os secadores de papel e celulose, além de usar em prensas de compensados, MDF e aglomerados.
Indústria farmacêutica
O calor aqui é fundamental para a produção de alguns medicamentos e também para manter os locais estilizados e longe de contaminação.
Têxtil
O calor é fundamental para o uso de prensas e secadores, Além disso, a alta temperatura é essencial para a fixação das cores nos tecidos, sendo necessário uma temperatura ideal e controlada.
Sendo assim, o sistema de fluido térmico pode ser utilizado em diversas áreas da indústria, oferecendo diversas vantagens, sendo as principais maior segurança, controle preciso de temperatura e maior certeza de que o produto final sairá com a qualidade esperada.
Quer saber como esse sistema pode te ajudar e entender qual é a melhor opção para o negócio? Então, acesse o site da Heat Alliance e fale conosco.