Estrada municipal Teodor condiev, 970 - Sala 406 - Sumaré-SP 19 99839-5070 19 99700-7326 19 2222-9000
Suporte 30 anos

Fluídos Térmicos

SISTEMA DE FLUÍDOS TÉRMICOS

Pode-se exemplificar como métodos de transferência de calor indiretos: sistemas de vapor, água quente, amônia (refrigeração) e sistemas de fluido térmico (óleo térmico). Os sistemas de aquecimento por fluido térmico são utilizados em processos nos quais as temperaturas exigidas são mais elevadas, chegando a 400°C. Sistemas onde as temperaturas exigidas são menores, podem utilizar outras formas de aquecimento indireto, como o vapor, que se aplica geralmente a exigências de temperaturas de até 180°C.

O sistemas de fluido térmico é um circuito fechado, onde um fluido específico recebe energia térmica em um aquecedor, elevando sua temperatura. É feito um bombeamento do fluido até o ponto de consumo, onde novamente é realizado a troca térmica, aquecendo processos e máquinas e baixando a temperatura do fluido. O mesmo retorna ao aquecedor e todo o ciclo se reinicia.

Passe o mouse sobre os itens para entender como funciona o sistema:

  1. Aquecedor de fluido térmico: coração do sistema, responsável por transferir calor para o fluido.
  2. Consumidor de calor: Equipamento a ser aquecido, pode ser reatores, máquinas têxteis, fritadeiras industriais, prensas, etc.
  3. Bombas centrífugas: Responsável por manter o óleo circulando, fazendo com que seja possível a troca térmica nos consumidores.
  4. Rede de distribuição: Feita em aço carbono especialmente projetada para levar o fluido com segurança e eficiência. Deve estar devidamente isolada para prevenir perdas desnecessárias.
  5. Válvulas: Responsável por direcionar o fluxo de óleo ao equipamento necessário, as de controle, servem para direcionar a quantidade exata de óleo a fim de regular a temperatura do processo.
  6. Selo térmico: Pequeno tanque responsável por manter a temperatura do tanque de expansão abaixo dos 60°C, protegendo o óleo
  7. Tanque de expansão: Responsável por absorver a dilatação volumétrica do óleo, permitindo que o mesmo se expanda.
Fluídos Térmicos

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO SELO TÉRMICO

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE FLUIDO TÉRMICO – TANQUE DE EXPANSÃO

FUNCIONAMENTO BÁSICO DO SISTEMA DE FLUIDO TÉRMICO